A importância da rotina na Educação Infantil

A importância da rotina na Educação Infantil

Você já notou que muitas crianças pequenas, em aula, tendem a preferir situações que lhes parecem familiares? Elas escolhem sempre um mesmo livro para ler a história, pedem repetidas vezes para assistir a um determinado vídeo ou desenho, e querem sempre brincar da brincadeira ou jogo que eles já conhecem. Esses comportamentos revelam a facilidade dos pequenos em assimilar rotinas e, sobretudo, revelam que, ao criar hábitos, eles se sentem mais seguros frente a um mundo cheio de novidades.

Assim, estabelecer rotinas bem definidas pode ser um passo importante para o desenvolvimento da criança e, num ambiente de aprendizagem, é fundamental para a participação e melhor aproveitamento das aulas. Como as crianças ainda estão desenvolvendo a percepção de passagem do tempo, rotinas desordenadas podem causar estresse e ansiedade. Uma rotina bem estabelecida, por outro lado, contribui para que os pequenos organizem a noção espaço-temporal de forma mais efetiva.

Outro benefício é a assimilação de regras do cotidiano. Ao entenderem a rotina, as crianças tendem a aceitar melhor os momentos de encerramento de atividades que elas gostam, como a hora do parque, por exemplo, pois eles percebem que haverá um outro momento em que eles poderão repetir a atividade futuramente.

Vale lembrar que a rotina na Educação Infantil pode ser planejada e reorganizada de acordo com as necessidades específicas de cada turma, mas deve incluir momentos em que os alunos possam desenvolver diferentes habilidades, tanto nas aulas regulares quanto na educação bilíngue. Uma rotina bem estruturada deve ter a hora da roda, trabalhos de concentração, trabalhos de arte, a hora da brincadeira e atividades lúdicas, bem como atividades de movimento e expressão corporal. Essa combinação de atividades propicia a prática de diversas formas de comunicação, o que, nas aulas do bilíngue, contribui para a consolidação do aprendizado do idioma.

Dessa forma, é importante que o professor verifique se a rotina de aula foi bem estabelecida e reflita sobre algumas questões: a rotina está contribuindo para o controle da ansiedade e do comportamento dos pequenos? Os alunos assimilaram que há um tempo determinado para cada atividade? Os alunos estão praticando diferentes habilidades e exercitando diferentes formas de expressão? Esses questionamentos podem ajudar o professor a construir uma rotina para que, coletivamente, a turma obtenha melhores resultados.

Tags: Aulas bilíngues, Educação Infantil Bilíngue,
Compartilhar nas redes sociais: