Como favorecer a aprendizagem dos alunos em Educação Bilingue

Como favorecer a aprendizagem dos alunos em Educação Bilingue

Muitas vezes o planejamento de aula de professores no ensino bilíngue inclui ricos conteúdos expositivos que aguçam a compreensão auditiva dos alunos, porém nem sempre demandam a produção oral necessária para que eles consolidem o aprendizado em suas próprias falas.

Possivelmente esse hábito seja criado pela impressão de que as interações que transcorrem durante a exposição de conteúdo são suficientes para assegurarem a evolução do aluno; o que pode não acontecer, de fato. Mesmo que o aluno demonstre entender as explanações e responda a yes/no questions ou faça pequenas asserções, essas interações não determinam o desenvolvimento pleno das habilidades linguísticas, principalmente na capacidade de expressão, uma vez que dar opiniões, conceber argumentos e transformar pensamentos em discursos verbalizados são as práticas que fazem com que tudo aquilo que o aluno ouviu durante a aula se transforme em conhecimento consolidado.

Certamente é importante que o aluno em atividades de ensino bilíngue compreenda mas, acima de tudo, é essencial que ele produza. Entendemos que respostas curtas sejam fundamentais em contextos de comunicação cotidiana, porém, para estabelecermos práticas que garantam a assimilação da estrutura sintática da língua, devemos demandar frases completas e criar atividades em que eles as utilizem com frequência.

William Glasser, psiquiatra norte-americano criador da Pirâmide de Aprendizagem que leva seu sobrenome, demonstra que promover diálogos e tornar o aluno ativo no processo de aprendizagem é a forma mais efetiva de gerar conhecimento.

Pirâmide de Aprendizagem de Glasser

Portanto, também na educação bilíngue, podemos levar em consideração esses conceitos expressos por Glasser. O desafio do professor consiste em equilibrar o tempo em que sua fala é necessária e o momento em que é preciso dar voz aos alunos para que eles se expressem, cometam erros, corrijam-se e, por meio desse ciclo: aprendam.

Tags: Aulas bilíngues, Educação Infantil Bilíngue, Fundamental I Bilíngue,
Compartilhar nas redes sociais: