Tudo o que você precisa
saber sobre Ensino Bilíngue

Educação Bilíngue: como oferecer aos alunos?​

Como oferecer a Educação Bilíngue aos seus alunos

Muitas escolas têm percebido a necessidade de complementar a formação de seus alunos dando a eles a oportunidade de se tornarem fluentes em inglês. Como fazer isso? Através da inclusão de uma Educação Bilíngue na grade curricular. A dúvida, muitas vezes, está em como oferecê-la.

Em primeiro lugar é importante ter claro que: 1) em uma proposta de educação bilíngue o aprendizado do inglês deve ocorrer de forma integrada ao projeto pedagógico da escola. 2) A educação bilíngue deve estar contextualizada com os conteúdos que o aluno está estudando nas demais disciplinas.

A educação bilíngue, quando interdisciplinar e contextualizada, faz sentido para os alunos. O velho “The book is on the table” é ineficiente e nada motivador. A educação bilíngue tem o potencial de propiciar uma melhor participação dos alunos nas aulas e, com isso, obter melhores resultados. Se o objetivo é a fluência do aluno na língua inglesa, o caminho para conquista-la é envolvê-lo em desafios em que ele possa se comunicar utilizando o inglês. Estes desafios e atividades devem estar diretamente associados aos conteúdos de estudo que estão sendo trabalhados pelos outros professores em Ciências, Matemática, História e Geografia.

Comece substituindo o livro de inglês por um de Educação Bilíngue​

Ao invés de ter uma aula de inglês o aluno terá uma aula em inglês. Esta diferença vai além do fato do professor falar com os alunos apenas em inglês. Ela começa pela escolha do material didático mais adequado e que irá substituir os livros tradicionais de inglês. O grande diferencial é o que os alunos irão explorar, decifrar, descobrir, investigar e praticar na aula usando o inglês. Esta é a língua por meio da qual ele irá aprender, interagir e demonstrar seus conhecimentos.

As aulas de educação bilíngue serão para os alunos uma possibilidade extremamente rica de contato com o inglês. Nelas, este idioma fascinante revelar-se-á como tal e de forma integrada, contextualizada, significativa. Para os pais é a tranquilidade de saber que muitas portas se abrirão para seus filhos tanto no universo do conhecimento quanto no das oportunidades. Para a escola é a certeza de garantir o melhor ensino e ampliar os horizontes da formação dos alunos.

Qual é a carga horária ideal da Educação Bilíngue?​

A carga horária ideal é aquela em que o aluno tem a maior possibilidade de prática e uso da língua. É certo dizer que, quanto maior for este tempo, melhores serão os resultados obtidos. Além da quantidade de aulas que o aluno terá no decorrer da semana é importante também considerar a qualidade deste tempo. Observe ainda se, de fato, durante estas aulas, o aluno tem oportunidades de produção oral e/ou escrita em inglês.

A sua escola pode optar pelo modelo de educação bilíngue mais viável em termos de carga horária e de investimento. Há sempre um ponto de partida possível. Gradativamente, o bilíngue vai ganhando mais espaço na escola, relevância para os alunos e reconhecimento por parte dos pais.

Educação bilíngue para os alunos do Ensino Fundamental I​

Se hoje os alunos do Ensino Fundamental I possuem 2 aulas semanais de inglês e a sua escola ainda não vê a possibilidade de ampliar muito esta grade mas gostaria de iniciar um trabalho com Educação Bilíngue, substitua os livros de inglês pelos livros de Educação Bilíngue YouZ de Science e History, por exemplo. Os conteúdos das atividades bilíngues propostos nos livros YouZ estão alinhados aos conteúdos destas matérias. Tudo está de acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Ou seja, o aprendizado estará integrado e será mais significativo para os alunos.

Para cada ano do Ensino Fundamental I a YouZ tem os livros de Science, Math, History e Geography. A sua escola pode adotar um, dois, três ou os quatro livros. Os livros trazem as atividades associadas aos conteúdos de cada uma destas disciplinas. Cada um dos livros foi previsto para uma carga horária de 1 aula semanal.

Saiba mais sobre o material didático bilíngue YouZ para o Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano).

Educação bilíngue para os alunos na Educação Infantil​

Na Educação Infantil a carga horária costuma ser mais flexível e há mais possibilidades de inserção da Educação Bilíngue durante a semana. O material didático bilíngue YouZ para a Educação Infantil foi previsto para uma carga horária de 4 a 5 aulas semanais. Os livros são anuais e as atividades levam em consideração as diretrizes da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) para esta faixa etária. Saiba mais sobre o material didático bilíngue YouZ para a Educação Infantil.

Compartilhe!

Leia Também

Sobre a YouZ

Somos uma editora especializada na produção de livros didáticos para Educação Bilíngue no Brasil. Queremos ajudar a sua escola a oferecer um ensino bilíngue contextualizado e significativo. Conheça os nossos materiais.

Siga-nos!