Tudo o que você precisa
saber sobre Ensino Bilíngue

Como é o livro de History para Educação Bilíngue?

Como é o livro de History - Educação Bilíngue

Como é o livro de History para Educação Bilíngue? Que história ele conta? Para falarmos de História antes é preciso falarmos da noção de tempo, desse tempo que passa, deste tal de presente, passado e futuro. Falamos destes tempos não como os verbais, do território da gramática. Falamos do conceito de tempo, da organização deste tempo. Falamos do tempo do aluno, dos fatos dos quais ele se lembra, da sua própria história. A História, no Ensino Fundamental I, parte deste importante referencial.

Toda História tem seus personagens, seja ela a História, com letra maiúscula ou as histórias, os causos, os que vêm com letra minúscula. Em inglês, temos dois termos distintos para estas duas histórias. Por aqui trataremos de History e deixaremos o Story Time para uma outra oportunidade. Em History, o aluno percebe o seu papel na sociedade, as relações que ele estabelece com outros personagens, seja na família ou na escola. O aluno entende as responsabilidades que cabem à cada papel.

O tempo não passa despercebido. As mudanças podem ser observadas quando comparamos os desenhos que os alunos faziam quando eram pequenos com os que eles fazem hoje. Quando olhamos para os brinquedos, para as roupas que ficaram pequenas, para objetos antigos que a tecnologia fez com que hoje, pareçam mesmo terem pertencido a outros tempos. Em History contamos a história destas outras coisas que fazem ou fizeram parte da nossa história. Falamos das brincadeiras que resistem ao tempo, aquelas que nossos avós já conheciam por aqui. Falamos também das brincadeiras brincadas por crianças de outras partes do mundo.

Como esta história continua?

A partir do 3º ano do Ensino Fundamental I, History conduz o aluno na trajetória da formação da sua cidade, dos grupos aos fatos que contribuíram para a sua organização tal como ela é hoje. Este lugar onde o aluno vive também tem uma história para contar. Seus espaços públicos e privados, rural ou urbano, sofrem a interferência humana e se transformam. As atividades propostas nos livros de History para Educação Bilíngue da YouZ se relacionam com os objetos de estudo do aluno em História. Em História o aluno e o conhecimento são apresentados um ao outro. Em History eles conversam, trocam ideias, ampliam e fortalecem estes laços.

No último ano deste ciclo, o 5º ano, os alunos entram no campo dos registros da História, das tradições orais, da escrita. Entendem quem contou a história, como a contou e porquê a contou.  Esta é a história que o aluno irá percorrer na Educação Bilíngue. Esta é a estrutura proposta pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular) para História no Ensino Fundamental I. É a partir deste documento que a YouZ organiza os livros que serão utilizados pelos alunos na Educação Bilíngue. O aprendizado do inglês contextualizado com os estudos regulares é significativo para o aluno. Esta segunda língua será aquela que ele usará para interagir com este conhecimento.

Como é o livro de History da YouZ?

Os livros de History para Educação Bilíngue da YouZ seguem esta proposta. Uma proposta de integração entre História e History, entre o que se aprende lá e se aplica aqui. Integração entre a língua e o conteúdo. Integração entre os conhecimentos prévios e os recém-chegados. Integração entre o que fascina e o que é significativo. Entre contar e viver a História, em duas línguas.

Para aquelas escolas que tomaram a decisão de oferecer a educação bilíngue mas que, por qualquer que seja a razão, não há possibilidade de considerar a carga horária ideal de cinco aulas semanais, optar pelas disciplinas de History ou Science pode ser uma boa escolha para começar.

Para saber mais sobre o livro de History para Educação Bilíngue da YouZ ou sobre os demais livros de Science, Math e Geography para o Ensino Fundamental I, clique aqui. Caso queira conhecer sobre os livros para Educação Infantil, clique aqui.

Compartilhe!

Leia Também

Sobre a YouZ

Somos uma editora especializada na produção de livros didáticos para Educação Bilíngue no Brasil. Queremos ajudar a sua escola a oferecer um ensino bilíngue contextualizado e significativo. Conheça os nossos materiais.

Siga-nos!