Tudo o que você precisa
saber sobre Ensino Bilíngue

Como é o livro de Science para Educação Bilíngue?

Como é o livro de Science para Educação Bilíngue?

O livro de Science produzido pela YouZ para ser adotado em programas e projetos de Educação Bilíngue tem três características principais. A primeira característica é o fato de que ele se integra perfeitamente aos estudos curriculares dos alunos em Ciências. A segunda é que ele prioriza atividades que gerem demanda cognitiva e o uso da língua inglesa. O que isso significa? Que espera-se desenvolver nos alunos a sua capacidade de aplicação dos conhecimentos que estão sendo estudados em Ciências, ao mesmo tempo em que oportuniza-se o uso do inglês em situações contextualizadas e significativas. A terceira característica é o fato de que ele é escrito em inglês e foi desenvolvido para ser utilizado em salas de aula de escolas regulares por um professor fluente.

Quais são os objetivos do livro de Science?

Em relação aos objetivos, por se tratar de um livro didático para o trabalho com Educação Bilíngue, partimos da premissa de que há dois objetivos que são concomitantes: o aprendizado de uma segunda língua, no caso aqui o inglês, e o desenvolvimento das habilidades associadas aos conteúdos curriculares, neste caso, Ciências.

Você vai observar que no decorrer deste texto iremos utilizar o termo Ciências para nos referirmos às aulas desta disciplina em língua portuguesa. O termo Science será utilizado sempre que falarmos sobre as aulas desta disciplina na Educação Bilíngue.

E quanto aos conteúdos?

No que se refere aos conteúdos, utilizamos a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para organização e distribuição dos conteúdos e das atividades por ano escolar dos alunos. Assim, o livro de Science para Educação Bilíngue dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental I, por exemplo, segue as diretrizes do documento trazendo desafios que se integram aos temas de estudo curriculares de Ciências.

Temos livros de Science para alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I. As atividades demandam o uso do inglês em situações que desenvolvem habilidades como solução de problemas, raciocínio lógico e interpretação da informação.

A BNCC organizou as aprendizagens essenciais de Ciências em três unidades temáticas: Matéria e Energia; Vida e Evolução; Terra e Universo. Os alunos percorrem, nas aulas de Ciências, por todos os conteúdos estabelecidos no currículo da escola. As atividades do livro de Science da YouZ seguem esta mesma organização de temas. As aulas de Science, enquanto Educação Bilíngue, complementam, ampliam e multiplicam as possibilidades de aprendizado na disciplina ao mesmo tempo em que proporcionam a prática e o desenvolvimento da fluência na língua.

Ao estudar Ciências, de acordo com a BNCC, deseja-se que os alunos compreendam, expliquem e intervenham no mundo em que vivem. Se traçarmos um paralelo com as habilidades de comunicação que estão sendo desenvolvidas em inglês, podemos falar da importância do aluno ser capaz de compreender, se expressar e, a partir daí, agir, formar uma opinião, tomar uma decisão, formular uma hipótese ou qualquer outra ação cabível, pois esta segunda língua foi plenamente compreendida e interpretada pelo aluno.

Como serão as aulas de Science?

As aulas de Science devem ser dadas por um professor fluente em inglês e com experiência no ensino da língua inglesa. O trabalho do professor em Science deve ser integrado ao do professor de sala em Ciências. Nas aulas de Science, partindo dos conhecimentos prévios que os alunos já possuem, o professor contextualiza as atividades. Ao estabelecer os pontos de conexão o professor pode propor os desafios e demandar a produção dos alunos em inglês. Esta integração também favorece a participação dos alunos nas atividades, pois os conteúdos já foram previamente introduzidos em Ciências e lhe são familiares.

Para aquelas escolas que tomaram a decisão de oferecer a educação bilíngue mas que, por qualquer que seja a razão, não há possibilidade de considerar a carga horária ideal de cinco aulas semanais, optar pela disciplina de Science pode ser uma boa escolha para começar.

Para saber mais sobre o livro de Science para Educação Bilíngue da YouZ ou sobre os demais livros de Math, History e Geography para o Ensino Fundamental I, clique aqui. Caso queira conhecer sobre os livros para Educação Infantil, clique aqui.

Compartilhe!

Leia Também

Sobre a YouZ

Somos uma editora especializada na produção de livros didáticos para Educação Bilíngue no Brasil. Queremos ajudar a sua escola a oferecer um ensino bilíngue contextualizado e significativo. Conheça os nossos materiais.

Siga-nos!