Tudo o que você precisa
saber sobre Ensino Bilíngue

Escola bilíngue: por que os pais preferem?

Escola bilíngue: por que os pais preferem?

No Brasil, o ensino bilíngue acontece há cerca de quarenta anos, mas até pouco tempo estava restrito a um pequeno número de escolas. Poucas eram aquelas que podíamos realmente chamar de escola bilíngue. Mas hoje já é possível afirmar que este cenário está mudando rapidamente e tanto escolas quanto pais estão atentos a essa tendência e aos seus benefícios. 

Os pais sabem que o inglês já não é apenas um idioma associado ao sucesso profissional ou à entrada no mercado de trabalho. Inglês é a língua pela qual interagimos com o mundo e que nos dá acesso a um conhecimento que não nos impõe mais fronteiras.

Vivemos em um mundo que foi profundamente transformado pela tecnologia e que se comunica de forma universal através deste idioma. Portanto, o aprendizado do inglês já não pode mais então ser considerado opcional. Ser bilíngue em inglês significa estar um passo à frente no acesso às novas tecnologias, informações, oportunidades de trabalho e estudo e integração com outras culturas. Essas são algumas das razões pelas quais os pais preferem a escola bilíngue.

A escola bilíngue

A escola bilíngue, ciente de sua missão de formar os indivíduos para esta nova sociedade, assume o compromisso de integrar o inglês ao seu currículo. E nessa proposta, aquelas aulas de inglês tradicionais, oferecidas apenas uma ou duas vezes por semana, são insuficientes. 

O projeto pedagógico em uma escola bilíngue é revisto a fim de promover a integração entre o aprendizado da língua e os conteúdos que serão trabalhados nas diferentes áreas do conhecimento. Sendo assim, a grade de aulas em geral também se modifica e se estende para acomodar esta nova demanda.
 

Os benefícios da escola bilíngue

Além de contribuir para uma melhor comunicação e desenvolvimento cognitivo dos alunos, a educação bilíngue traz outros benefícios:

 • desenvolvimento cerebral: capacidade de memorizar mais de uma língua é um exercício cerebral que desenvolve no aluno a capacidade de planejamento, atenção, resolução de problemas e outras tarefas mentalmente exigidas no dia a dia. 
• formação do indivíduo: contato com diferentes culturas e conhecimentos globais, para além do aprendizado do idioma, colabora para tornar o aluno um cidadão do mundo.
• vivência bilíngue: através do trabalho de cidadania global, desenvolve no aluno a capacidade de adaptação e o prepara para oportunidades no futuro, como escolher onde quer viver ou estudar. 
 

O que os pais querem para seus filhos

Pais que matriculam os filhos em uma escola bilíngue estão conciliando os benefícios da educação bilíngue com as demandas da sociedade contemporânea.

O que eles buscam na escola que irá preparar seus filhos? Uma escola bilíngue, que os ensine a comunicar-se na língua considerada como o idioma universal: o inglês. Querem uma escola que os ensine a aprender a aprender e também os ensine a lidar com a informação, principalmente em contextos digitais. Que valorize a aplicação de conhecimentos para resolver problemas e que igualmente promova a autonomia para tomada de decisões. Além disso, que os ensine a ser proativos, criativos, analítico-críticos e participativos.