Muitas escolas reconhecem a necessidade de complementar a formação de seus alunos dando a eles a oportunidade de se tornarem fluentes em inglês. Mas, como fazer isso? Oferecendo aos alunos uma educação bilíngue, uma educação onde o inglês está integrado ao currículo e ao projeto pedagógico da escola.
Se o objetivo é a fluência em língua inglesa, é essencial envolver os alunos em desafios onde eles se comuniquem utilizando o inglês. E você sabia que os desafios e as atividades que o professor dá em aula podem estar diretamente associados aos conteúdos que o aluno está estudando nas demais disciplinas?
O uso do inglês faz muito mais sentido para os alunos quando é oferecido de forma interdisciplinar e contextualizada. E um trabalho pedagógico de educação bilíngue resulta em uma maior participação dos alunos nas aulas e, com isso, traz melhores resultados.
Material didático adequado para educação bilíngue
Ao invés de ter aulas de inglês, o aluno terá aulas em inglês. E esta diferença começa já pela escolha do material didático mais adequado: saem os livros tradicionais de inglês e entram os livros produzidos especialmente para educação bilíngue.
O grande diferencial é que os alunos irão explorar, decifrar, descobrir, investigar os conteúdos das demais áreas de estudo usando o inglês. E esta é a língua por meio da qual os alunos irão aprender, interagir e demonstrar seus conhecimentos.
Na educação bilíngue as aulas são uma possibilidade extremamente rica de contato com o inglês. Assim, o novo idioma vai se revelar de forma integrada, contextualizada, significativa.
Será uma tranquilidade para os pais saber que muitas portas se abrirão para seus filhos tanto no universo do conhecimento quanto no das oportunidades. E para a escola, será a certeza de garantir o melhor ensino e ampliar os horizontes da formação dos alunos.
Carga horária da educação bilíngue
É certo dizer que quanto maior for a possibilidade de prática e uso da língua e quanto maior for o tempo de exposição ao novo idioma, melhores serão os resultados obtidos.
Além da quantidade de aulas que o aluno terá no decorrer da semana é importante também considerar a qualidade deste tempo. Portanto, na educação bilíngue é indispensável garantir oportunidades de produção oral e/ou escrita em inglês.
A escola pode optar pelo modelo de educação bilíngue mais viável em termos de carga horária. Há sempre um ponto de partida possível. E gradativamente, o bilíngue vai ganhando mais espaço na escola, relevância para os alunos e reconhecimento por parte dos pais.
Qual é a carga horária sugerida para a educação infantil bilíngue? E para os alunos do Fundamental I?
Carga horária na Educação Infantil bilíngue
Na Educação Infantil a carga horária costuma ser mais flexível e há mais possibilidades de inserção da educação bilíngue. Por isso o material didático da YouZ para a Educação Infantil foi previsto para uma carga horária de 4 a 5 aulas semanais. Os livros são anuais e as atividades levam em consideração as diretrizes da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) para esta faixa etária.
Conheça a coleção de livros de inglês da YouZ para Educação Infantil bilíngue:
Livro de inglês para crianças de 2 anos
Livro de inglês para crianças de 3 anos
Livro de inglês para crianças de 4 anos
Livro de inglês para crianças de 5 anos
Carga horária no Ensino Fundamental I bilíngue
É possível iniciar um trabalho de educação bilíngue no Ensino Fundamental I substituindo os livros de inglês por livros de educação bilíngue.
Para cada ano do Ensino Fundamental I a YouZ tem livros de Science, Math, History e Geography. Os livros trazem as atividades associadas aos conteúdos de cada uma destas disciplinas e a escola pode adotar um, dois, três ou os quatro livros.
Cada um dos livros foi previsto para uma carga horária de 1 aula semanal.
Além disso, todos os livros estão de acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) para garantir que o aprendizado do inglês esteja integrado e seja mais significativo para os alunos.
Saiba mais sobre o material didático bilíngue YouZ para o Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano).