Livro de Inglês para crianças de 3 anos
Educação Infantil

Livro de inglês para crianças de 3 anos. Educação Infantil Bilíngue.

O livro de inglês para crianças de 3 anos produzido pela YouZ traz sequências didáticas completas. As atividades conduzem os alunos por um caminho de aprendizagem onde eles são convidados a fazerem a exploração do mundo que os cerca em inglês. Nesta idade, as crianças sentem prazer em mostrar que são capazes de realizar várias tarefas de forma independente. As suas mãos manipulam objetos e materiais concretos com cada vez mais destreza. As crianças estão ávidas por comunicar oralmente tudo o que seus sentidos captam, e podem fazer isso também em inglês.

Atividade do Livro de Inglês para crianças de 3 anos. Tema: At the Park.
Atividade do tema At the Park.

O ensino de inglês para crianças na Educação Infantil agrega a esta fase tão encantadora mais um elemento. A possibilidade de comunicar o mundo usando duas línguas é, para a criança, mais uma entre muitas das descobertas que ela faz diariamente. A criança, por natureza, adora explorar, formular e testar suas hipóteses e, principalmente, comunicar aos outros tudo aquilo que aprende.

O que diz a BNCC?

Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a criança é definida como um ser que observa, questiona, levanta hipóteses, assimila valores, constrói e se apropria de conhecimentos por meio da ação e nas interações com o mundo físico e social. O documento, no entanto, faz um alerta. Todas essas aprendizagens não podem ser vistas como um processo de desenvolvimento meramente natural ou espontâneo.

A BNCC destaca a importância e necessidade de que haja uma intencionalidade educativa nas práticas pedagógicas na Educação Infantil.

O ensino de inglês para crianças na Educação Infantil deve levar em consideração esta mesma orientação. Assim, ao planejar o trabalho pedagógico para as turmas de 3 anos, é essencial tomar como referência as diretrizes propostas pela BNCC para esta etapa da educação.

Sequências didáticas e desafios

No livro de inglês para crianças de 3 anos da YouZ, as atividades trazem desafios que se relacionam com situações vividas pelas crianças na prática. A página do livro servirá como registro. O livro ajudará a contar a história de um aprendizado que está sendo vivenciado também fora de suas páginas.

As sequências didáticas no livro são chamadas de Themes.

Atividade do Livro de Inglês para crianças de 3 anos (Educação Infantil). Tema: All about me.
Atividade do tema: All about me.
Atividade do Livro de Inglês para crianças de 3 anos (Educação Infantil). Tema: All about me.
Atividade do tema All about me.

Os alunos das turmas de 3 anos da Educação Infantil contam com atividades que exploram conceitos básicos de Matemática. As primeiras atividades apresentam os números, trabalhando a noção de quantidade que eles representam. Os alunos aprendem a reconhecer os números, pois esta é também uma ferramenta importante que eles terão para lerem este mundo no qual estão inseridos. Há também atividades que auxiliam no desenvolvimento da percepção que as crianças têm a respeito do tamanho dos objetos, das formas geométricas e das medidas. Estas, e outras habilidades, compõem o bloco de Math do livro de inglês para crianças de 3 anos YouZ.

Atividade do Livro de Inglês para crianças de 3 anos (Educação Infantil). Tema: Numbers.
Atividade de Matemática sobre Numbers.
Atividade do Livro de Inglês para crianças de 3 anos (Educação Infantil). Tema: Numbers.
Atividade de Matemática sobre Sizes.

Um dos cinco campos de experiência trazidos pela BNCC é o de Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações. Sobre ele, o documento destaca o fato da importância de a escola promover interações e brincadeiras que possibilitem que as crianças investiguem seu entorno. Ao fazerem isso, elas irão se deparar com situações que envolvem conhecimentos matemáticos como contagem, ordenação, relações entre quantidades, dimensões e medidas, formas geométricas, entre outros. As práticas pedagógicas também em inglês para as crianças de 3 anos precisam, portanto, aguçar a curiosidade dos alunos. E criar oportunidades para que eles façam suas descobertas.

Carga horária e Manual do Professor

O livro de inglês para crianças de 3 anos YouZ é anual e foi elaborado para ser utilizado em uma carga horária de 5 aulas semanais.

O livro didático é uma ferramenta que auxilia o professor na organização de suas práticas. Ele permite o acompanhamento da evolução dos alunos e comunica aos pais um pouco do trabalho realizado pela escola.

No Manual do Professor há orientações sobre como realizar cada uma das atividades. Há também sugestões de atividades para serem feitas antes da página do livro. A experiência de aprendizagem fica ainda mais completa.

Manual do Professor do Livro de Inglês para crianças de 3 anos

O livro é uma ferramenta de registro que, ao mesmo tempo, organiza o conhecimento. Na Educação Infantil, estes registros podem ser feitos usando sinais gráficos, desenhos, colagens, tinta, e vários materiais concretos. O material traz uma sugestão de registro para cada atividade, mas o professor tem liberdade para explorar outras possibilidades.

O último bloco do livro é dedicado às datas comemorativas, chamadas de Special Days. Além de celebrar as principais datas dos calendários americano e brasileiro, há atividades para outras datas que podem ser incluídas na programação anual, como o Crazy Hair Day e o Hat Day.

Atividade do Livro de Inglês para crianças de 3 anos (Educação Infantil). Special Days..
Atividade de Special Days. Hat Day.

Curiosidade, criatividade e integração

Não há motivos para se impor limites à imaginação dos alunos, nem tampouco restrições à capacidade criativa dos professores que trabalham com Educação Infantil.

O inglês para crianças de 3 anos deve estar integrado a este mesmo universo encantado de descobertas e aprendizados. Nesta faixa etária não há barreiras, não há bloqueios, não há medos.

As crianças darão as boas-vindas ao inglês assim como o fazem com tudo aquilo que lhes instiga a curiosidade, que as desperta para um querer saber mais, que as diverte, que as conquista, que as permite se desenvolverem de forma plena, explorando todo o potencial que elas trazem.

Conheça também