Livros

Quando falamos em livros de inglês para educação bilíngue, falamos na ideia base da educação bilíngue, ou seja, na integração entre língua e conteúdos. Desenvolvidos especialmente para serem utilizados em programas e projetos bilíngues no Brasil, os livros YouZ são um valioso recurso didático. No livro, os alunos encontram atividades e desafios alinhados aos objetivos de aprendizagem propostos pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Aliás, foi a partir deste documento que as atividades foram desenvolvidas, tanto para Educação Infantil quanto para o Fundamental I.

Clique nos botões acima para saber mais sobre cada um dos livros, incluindo exemplos de atividades.

Uma abordagem interdisciplinar na educação bilíngue permite que o aluno faça novas conexões, teste hipóteses, valide ou repense ideias preexistentes. O inglês deixa de ser uma língua estranha e passa a ser aquela por meio da qual ele também aprende. As oportunidades reais de uso e de prática da língua inglesa crescem significativamente. O tempo e a qualidade de exposição do aluno à língua aumentam resultando, por consequência, em alunos mais confiantes e hábeis no uso do inglês.

Existem livros e livros

Os livros de inglês para educação bilíngue não devem ser os mesmos usados nos institutos de idiomas. A escola possui características muito particulares, que a diferencia de outros espaços de aprendizagem. O projeto bilíngue que a sua escola desenvolve não é um curso de inglês tradicional. Assim sendo, o livro didático a ser adotado também não deve ser um livro de inglês tradicional. O livro, como ferramenta de suporte à prática pedagógica, possui um papel importante no percurso de aprendizagem do aluno. Na Educação Infantil, o livro registra os passos percorridos e ajuda a contar a história do que acontece, em grande parte do tempo, fora de suas páginas. No Ensino Fundamental I, o livro traz desafios relacionados às demais áreas do conhecimento. Esses conhecimentos, por sua vez, estão conectados à jornada escolar do aluno.

Aprendizados não significativos não permanecem, não agregam, não contribuem para o desenvolvimento cognitivo nem para a vida do aluno. Ao perceber que, por meio do inglês, o aluno pode se comunicar também a respeito de outras disciplinas, ele atribui significado ao novo idioma e consolida conhecimentos. O inglês, ao contrário do que foi para as gerações anteriores, passa a ser familiar ao aluno.

A escola e sua identidade

A escola é aquela que proporcionará essa experiência aos alunos. Os livros de inglês para educação bilíngue ajudarão a traçar os roteiros, propor os desafios, registrar as descobertas e celebrar as conquistas. Dessa forma, o aluno tem o livro com uma espécie de diário de bordo.

A proposta pedagógica da escola, sua identidade, sua visão de educação e seu currículo acontecem agora em dois idiomas. Os livros de inglês para educação bilíngue produzidos pela YouZ são suficientemente flexíveis para permitir que o projeto bilíngue da escola esteja em sintonia com a filosofia da escola, sua forma de trabalho, sua cultura e suas práticas.