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Educação bilíngue: sua escola oferece?

Educação Bilíngue? O que significa dizer que a escola oferece uma educação bilíngue?

A educação bilíngue é fundamental para preparar o aluno para lidar com a complexidade de um mundo tão diverso como o que estamos vivendo. 

Em uma sociedade cada vez mais conectada e interdependente, o inglês tornou-se uma língua franca global. Desta forma, pessoas de diferentes países e culturas podem se comunicar e interagir de forma eficaz. 

Assim, a missão da escola de preparar os alunos para serem cidadãos no mundo, com repertórios culturais múltiplos, passa necessariamente por formar falantes fluentes em inglês. 

Muitos são os caminhos que podem levar um aluno a aprender, se apropriar e dominar um segundo idioma. Um desses caminhos é através da educação bilíngue. 

Aprendizado significativo

Nesse artigo, vamos focar em entender o que significa dizer que a escola oferece uma educação bilíngue.

Ao optar por um trabalho de educação bilíngue, as escolas entendem que o inglês é a língua de comunicação por meio da qual os alunos terão a possibilidade de expandir, revisitar e explorar assuntos e conteúdos que fazem parte de seus aprendizados nas grandes áreas do conhecimento. 

Há, portanto, um alinhamento entre língua e conteúdo que conversa diretamente com a prática da escola. Essa integração torna o aprendizado significativo para os alunos. E ainda traz benefícios que extrapolam o âmbito do (simples, nada simples, no entanto) aprender inglês.

Podemos dizer que a escola que opta por um trabalho onde o inglês se integra ao currículo, aos conteúdos e ao projeto pedagógico, realiza um trabalho de educação bilíngue? 

Sim!

Diretrizes e futuro da educação bilíngue no Brasil

O Conselho Nacional de Educação (CNE) publicou as Diretrizes Nacionais para a Educação Plurilíngue no Brasil (parecer CNE/CEB nº 2/2020, aprovado em 9 de julho de 2020). O documento, ainda em fase de homologação, é um panorama das principais diretrizes relacionadas à educação plurilíngue.

Segundo as Diretrizes Nacionais para a Educação Plurilíngue no Brasil do MEC, as instituições que se caracterizam por promover um currículo único, integrado e ministrado em duas línguas de instrução, com foco no desenvolvimento de competências e habilidades linguísticas e acadêmicas, são bilíngues.

O documento ressalta ainda que as instituições de ensino que apenas ampliam a carga horária dedicada ao ensino de uma língua estrangeira não se enquadram como bilíngues. Se esse modelo de trabalho – que para facilitar a distinção vamos chamar de modelo intensivo de inglês – for o caminho escolhido pela escola, é importante deixar claro aos pais e à comunidade escolar. O trabalho de ensino do idioma poderá ser feito assim, mas não se trata de educação bilíngue. 

Os pais buscam informação, perguntam, comparam. Eles querem entender a proposta da escola. Querem saber como as atividades acontecem, como elas se relacionam (ou não) com os demais trabalhos realizados pela escola, com o projeto pedagógico, com o currículo escolar como um todo. 

A educação bilíngue não é apenas uma tendência. A educação bilíngue é um caminho sem volta. Por isso é tão importante ter claro o que significa dizer que a escola oferece uma educação bilíngue.