Tudo o que você precisa
saber sobre Ensino Bilíngue

Educação bilíngue e a BNCC, a integração com o currículo

Educação Bilíngue e a BNCC

Quando falamos em ensino de inglês na escola, o que faz com que o trabalho seja o de Educação Bilíngue? A resposta é a sua integração com o currículo e com os objetos de conhecimento. Ou seja, ao falar de Educação Bilíngue no Brasil, é preciso falar também da BNCC, a Base Nacional Comum Curricular.

O que é a BNCC?​

Muitos pais ainda não sabem o que é a BNCC e nem como ela é importante, certo?

Para começar, podemos pensar na pergunta de senso comum que todos nós fazemos: o que aprendemos na escola? Esse questionamento evidencia uma reflexão importante quanto aos conteúdos que devem, essencialmente, ser ensinados ao longo de nossa vida acadêmica. A BNCC, Base Nacional Comum Curricular, foi criada justamente para responder a essa pergunta. A BNCC é o documento que define os conhecimentos mínimos que devem ser disponibilizados aos alunos em suas jornadas escolares. Ela define legalmente o mesmo direito de aprendizagem à todos os alunos do Brasil. É importante lembrar que a BNCC estabelece os conteúdos mínimos a serem trabalhados, porém cabe às escolas elaborarem os seus currículos e propostas pedagógicas.

Qual é a contribuição da BNCC para a educação bilíngue?​

Sabemos que a BNCC estabelece quais são as habilidades e competências necessárias a serem desenvolvidas em cada área do conhecimento. Agora resta perguntar: como ela pode contribuir para o trabalho com Educação Bilíngue?

A resposta está na importância do contexto para o aprendizado de um segundo idioma. A Educação Bilíngue se fundamenta na interdisciplinaridade. Ela se apropria das habilidades que estão sendo trabalhadas nas demais áreas do conhecimento e que, portanto, os alunos já estão ambientados. Ela propõe o uso da língua inglesa a partir destes conteúdos.

Os benefícios de fornecer as oportunidades de aprendizado de inglês partindo dos conteúdos que já estão sendo trabalhados nas demais disciplinas são diversos: a possibilidade de criar conexões, de cambiar informações entre as línguas de forma a reconhecer maneiras plurais de se comunicar naturalmente e de favorecer o desenvolvimento cognitivo como um todo. Esses são alguns pontos que demonstram a bem-sucedida união entre a Educação Bilíngue e Base Nacional Comum Curricular.

É certo que a necessidade de preparar nossos pequenos cidadãos para lidarem com um mundo de interações multiculturais já foi assimilada, de forma geral, por pais e escolas. O aprendizado da língua inglesa é o elo protagonista nessa jornada. E é justamente nesse cenário que a Educação Bilíngue se destaca e pede passagem para se firmar como uma das opções mais procuradas.

O material didático bilíngue YouZ foi desenvolvido de acordo com a BNCC, conheça nossos livros e faça a melhor escolha para a sua escola.

Compartilhe!

Leia Também

Sobre a YouZ

Somos uma editora especializada na produção de livros didáticos para Educação Bilíngue no Brasil. Queremos ajudar a sua escola a oferecer um ensino bilíngue contextualizado e significativo. Conheça os nossos materiais.

Siga-nos!